segunda-feira, 3 de novembro de 2008

TEXTO DE MEMÓRIA SELECIONADO PARA A OLÍMPIADA DE LÍNGUA PORTUGUESA - ESCREVENDO O FUTURO

ALDEMIR FERREIRA – 3112 A
TEXTO DE MEMÓRIA: ONDE ERA UM LIXÃO, HOJE APRENDO A LIÇÃO

A casa da vovó Marly fica não muito longe de onde eu moro. E é para lá que eu vou todos os dias fazer minhas lições. Vovó Marly, para quem não conhece, foi a primeira diretora da Escola Municipal Mestre Ataíde, onde eu estudo hoje. Em um desses dias em que eu fui fazer minha lição, me despertou uma curiosidade, a de saber como era a escola na época em que ela era diretora. Foi aí que ela começou a dizer:
“Era o dia 28 de agosto de 1973 quando lá chegamos. O ar nos trazia o cheiro de tinta fresca. Só o barulho do vento e dos pássaros nos chegava aos ouvidos. Não havia móveis. A casa estava vazia.
Éramos cinco pessoas então.
Vimos surgir, sob nossos dedos, como num toque de mágica, os móveis, as pessoas, as crianças. A presença humana e o cantar dos pássaros enchiam a escola. Foi crescendo o amor e o compromisso foi selado. Nós dávamos o melhor de nossas vidas para que nobres ideais atingissem nossos alunos e se convertessem em instrumentos autênticos de auto-realização humana, levando-os a se realizar como pessoas de bem.
Nossos meninos cresceram. Foram ficando famosos, trabalharam em teatros, corais, apresentações folclóricas. Desenvolveram sua linguagem, fizeram Feira Global de Ciências, aprenderam Matemática, Geografia e História. Com o mesmo amor com que os modelamos, modelaram eles também a argila, a madeira e o metal.
Com carinho deixaram em minha memória as marcas de seu ser. Nem tudo foi florido e risonho nesse caminho todo. Mas se é verdade que amor também tem sua dose de sabor incansável, aí está a prova: nossa EMMA já se faz conhecer, já é uma presença marcante nesta Betânia querida! A pequena semente jogada, onde antigamente era um lixão, floresceu. E, como fênix, não morrerá jamais.”No final desta história vovó chorava, eu enxuguei suas lágrimas e fomos fazer minha lição.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, está muito bacana! Gostei muito desse texto, está enxuto e poético. Estou desenvolvendo um um blog comunitário junto com umas garotas de idades variadas(9 a 12anos),porém elas estão muito devagar. Se vcs puderem dar uma forcinha, vai ser divertido trocar informações!
um grande abraço!Parabéns!

EVA disse...

ALDEMIR, VOCÊ ESCREVEU TANTOS TEXTOS BONS QUE FOI DIFÍCIL ESCOLHER UM PARA ENVIAR PARA A OLIMPÍADA.
VOU POSTAR O TEXTO QUE VOCÊ ESCREVEU APÓS A ENTREVISTA COM O PROFESSOR MÁRIO.
FOI O QUE EU MAIS GOSTEI.
PARABÉNS A VOCÊ E A TODOS QUE PARTICIPARAM DAS OFICINAS!!!